terça-feira, 13 de outubro de 2015

Plantas Venenosas

As plantas venosas, ou tóxicas, possuem elementos perigosos capazes de causarem graves intoxicações.Essas plantas, caso sejam ingeridas ou estejam em contato com a pele, podem causar problemas como irritações, ou intoxicações, sendo muitas vezes fatais.
Em caso de contato ou ingestão de plantas venenosas e aparecimento dos sintomas, o indivíduo deve ir imediatamente ao hospital, evitar coçar a pele e levar a planta se possível para receber o melhor tratamento.
O paciente pode passar por água e sabão a região que entrou em contato com a planta e envolvê-la com uma gaze ou compressa limpa antes de ir ao hospital, mas só o médico é que irá indicar o tratamento. Após o tratamento, o indivíduo deve lavar a roupa e os sapatos com que estava no dia em que contatou com a planta.
Veja algumas Das Plantas mais venenosas Do Mundo
Ervilha Do Rosário
29145359667649
Planta de climas trópicos e de baixas altitudes que habita junto aos troncos das árvores, e tem as suas principais populações na Índia, Ilhas Filipinas,Tailândia, e África tropical. O veneno que a ervilha do rosário contém, o abrin, é muito parecido com a ricina de outras plantas tóxicas. No entanto, a substância da ervilha do rosário é 75 vezes mais forte, portanto a dose letal é muito menor. São necessários apenas 3 microgramas de abrin para matar um adulto.
Beladona
beladonaÉ uma planta subarbustiva perene pertencente à família Solanaceae, com distribuição natural na Europa, Norte de África e Ásia Ocidental e naturalizada em partes da América do Norte. A espécie é pouco tolerante à exposição directa à radiação solar, preferindo habitats sombrios com solos ricos em limo e húmidos, principalmente à beira de rios, lagos e represas. É também uma das plantas mais venenosas do mundo, pois contém toxinas que causam delírios e alucinações. Outros sintomas de envenenamento incluem perda da voz, boca seca, dores de cabeça, dificuldade respiratória e convulsões.
Cicuta
cicutaCicuta é um grupo de plantas altamente venenosas nativas às regiões temperadas do hemisfério norte. As plantas têm pequenas flores brancas ou verdes, dispostas em forma de guarda-chuva. É considerada a planta mais venenosa da América do Norte: contém uma toxina que provoca convulsões. O veneno é encontrado em todas as partes da planta, mas é mais concentrado nas raízes, que por sua vez são mais potentes na primavera. Além das convulsões quase imediatas, outros sintomas incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, tremores e confusão. A morte geralmente é causada por insuficiência respiratória ou fibrilação ventricular e pode ocorrer poucas horas após a ingestão.
Erva De Lobo
erva-do-loboEssas plantas vivazes são nativas das regiões montanhosas do hemisfério norte e possuem uma grande quantia do alcaloide pseudaconitina, o qual é usado na ponta das flechas do povo Ainu do Japão para caçar. Caso ocorra a ingestão, a pessoa sofre queimação abdominal e nos membros do corpo. Em grandes doses, a morte pode ocorrer dentro de 2 a 6 horas, bastando apenas o consumo de 20 mg para pôr fim à vida de um humano adulto.
Oleandro
oleandro-planta-mais-mortal
A planta é venenosa, mas é cultivada de forma popular como planta de jardim. Os casos de toxicidade pela planta são elevados, com 845 casos apenas em 2002. Porém a mortalidade é muito baixa com somente 3 casos de morte das 845 vítimas. O princípio tóxico é uma toxina cardíaca, que causa dor abdominal com sangramento, às vezes; e pode causar também batimentos cardíacos irregulares, e convulsões que podem gerar coma e morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário