As plantas venosas, ou tóxicas, possuem elementos perigosos capazes de causarem graves intoxicações.Essas plantas, caso sejam ingeridas ou estejam em contato com a pele, podem causar problemas como irritações, ou intoxicações, sendo muitas vezes fatais.
Em caso de contato ou ingestão de plantas venenosas e aparecimento dos sintomas, o indivíduo deve ir imediatamente ao hospital, evitar coçar a pele e levar a planta se possível para receber o melhor tratamento.
O paciente pode passar por água e sabão a região que entrou em contato com a planta e envolvê-la com uma gaze ou compressa limpa antes de ir ao hospital, mas só o médico é que irá indicar o tratamento. Após o tratamento, o indivíduo deve lavar a roupa e os sapatos com que estava no dia em que contatou com a planta.
Veja algumas Das Plantas mais venenosas Do Mundo
Ervilha Do Rosário

Planta de climas trópicos e de baixas altitudes que habita junto aos troncos das árvores, e tem as suas principais populações na Índia, Ilhas Filipinas,Tailândia, e África tropical. O veneno que a ervilha do rosário contém, o abrin, é muito parecido com a ricina de outras plantas tóxicas. No entanto, a substância da ervilha do rosário é 75 vezes mais forte, portanto a dose letal é muito menor. São necessários apenas 3 microgramas de abrin para matar um adulto.
Beladona

Cicuta

Erva De Lobo

Oleandro

A planta é venenosa, mas é cultivada de forma popular como planta de jardim. Os casos de toxicidade pela planta são elevados, com 845 casos apenas em 2002. Porém a mortalidade é muito baixa com somente 3 casos de morte das 845 vítimas. O princípio tóxico é uma toxina cardíaca, que causa dor abdominal com sangramento, às vezes; e pode causar também batimentos cardíacos irregulares, e convulsões que podem gerar coma e morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário