Cor: Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro. A parte comestível é a polpa verde-amarelada que envolve a grande semente.
Formato: Arredondado ou piriforme
Tamanho médio aproximado: 500 a 1.500 gramas
Textura: A casca pode ser extremamente lisa e brilhante, no caso das variedades verdes, ou rugosa, nas variedades de casca preta. A polpa tem consistência firme, embora não seja muito resistente ao toque.
Sabor : O sabor do abacate é extremamente suave e, devido ao alto teor de gordura da fruta (cerca de 30%) seu sabor pode ser comparado ao de cremes amanteigados. O adocicado é suave, o que permite que o abacate seja muito usado receitas em que o sabor salgado predomina.
Sazonalidade: Abril a julho.
Consumo: O abacate é consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana. É comum também servi-lo como sobremesa, batido com leite e açúcar no Brasil, ou com açúcar e limão, em Moçambique.
Origem: O Abacateiro é uma árvore da família das laureáceas, nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira e muito popular no Brasil.
História: O abacate era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só conquistou a atenção dos horticultores no século XIX. O nome asteca do fruto é ahuacatl, que originou, em espanhol, a palavra aguacate.
Curiosidades: O abacate é um pseudo fruto comestível do abacateiro, árvore que atinge até 20 metros de altura e cresce melhor em climas quentes. São conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. As suas duas principais variedades são a Strong, cujo fruto tem cor verde e aHass, que dá um fruto de cor roxa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário