Por pequeno porte, embora não exista uma definição consensual, costuma-se entender uma altura mínima de quatro metros na maturidade. Em relação ao tamanho máximo os estudos demonstram que uma árvore poderia atingir de 1 a 14 metros,sendo uma sequoia chamada Hyperion, localizada no Parque Nacional de Redwood, Estados Unidos, o maior exemplar vivo conhecido no momento, possuindo 115,55m.
Essa definição exclui as palmeiras, que não possuem crescimento de diâmetro de seu caule para a formação do tronco, além do mesmo também não se ramificam. Da mesma forma exclui plantas perenes lenhosas de pequeno porte, mas que se desenvolvem como se fossem árvores em miniatura como o salgueiro anão herbáceo e o salgueiro anão reticulado
Importancia Da Arvore
As árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio, estudos demonstram que florestas antigas, equilibradas, produzem a mesma quantidade de oxigênio e gás carbônico, sendo por isso importante o plantio de novas áreas verdes, pois árvores jovens produzem mais oxigênio do que gás carbônico.
Possuem ainda grande importância para a manutenção da paisagem natural, devido ao grande papel contra a erosão, seja graças à absorção da água das chuvas por suas raízes, um árvore adulta pode absorver até 250 litros de água por dia, ou a grande fixação exercida ao solo por essas mesmas raízes, ou ainda a formação de barreiras contra a ação de enxurradas. facilitando a alimentação dos lençóis freáticos. Um benefício ligado diretamente à qualidade de vida da população está na retirada de poluentes do ar, pois no processo de transpiração das árvores as partículas de água se aderem aos poluentes que serão transportados e acumulados nas nuvens quando então cairão sob a forma de chuva.
Desde os primórdios a humanidade tem utilizado as árvores em seu benefício, seja para a utilização da madeira para a construção de abrigos, fabricação de armas e utensílios. Com o desenvolvimento de técnicas foi possível a obtenção de diversos outros produtos como a celulose, acortiça, resinas, látex.
Nenhum comentário:
Postar um comentário